top of page
Buscar

ENVELHECER

Atualizado: 12 de dez. de 2021

O que você vai ser quando envelhecer?


O envelhecimento é um processo heterogêneo e envelhecer bem é poder ser e fazer o que for mais importante para si, de acordo com seus valores e preferências ao longo da vida.

É muito legal ver um idoso pulando de pára-quedas, abrindo uma empresa de sucesso ou virando celebridade na internet. Mas nada disso é mais louvável ou tem menos mérito do que cuidar dos netos, optar por continuar trabalhando ou precisar disso para sustentar a família. Alguns idosos gostam de ir a bailes, fazer viagens e participar de oficinas de artesanato. Outros preferem ficar em casa lendo, assistindo vídeos ou cozinhando.


E está tudo bem, em qualquer das opções.


Com o aumento da expectativa de vida atual, um dos desafios dos profissionais de saúde é contribuir para o máximo da funcionalidade no processo de envelhecimento. O que se pretende é desenvolver e manter habilidades que assegurem o bem-estar às pessoas mais velhas. Não se trata, portanto, de eliminar doenças ou incapacidades, mas proporcionar maior qualidade de vida. Para isso, três fatores são essenciais: 1) Ampliar e diversificar propósitos e objetivos de vida. 2) Manter e estimular atividades de engajamento e participação social. 3) Promover e incentivar boas escolhas e hábitos de vida voltados para a saúde e bem-estar.

Só que não podemos conduzir este processo de maneira unilateral, determinando o que é melhor para os idosos sem a participação dos mesmos. Compartilhar as decisões e ações é essencial para gerar autonomia e saúde e também para garantir o suporte e segurança necessários durante o envelhecimento.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page